Blog
foto animal | GORILA DA MONTANHA | animais selvagens- O Pensador
7th Aug 2010Posted in: Blog 2

foto animal | GORILA DA MONTANHA | animais selvagens- O Pensador

Animais Fotos – Gorila da Montanha – Reflexão.

Lá fora, o calor está insuportável. Não sopra a mais pequena brisa que nos possa aliviar. Tal como os demais animais selvagens neste mundo, quando se aproximam condições climáticas extremas, procuramos um abrigo, recolhemos-nos e depositamos alguma esperança que o Mal possa passar sem demoras. O espaço à nossa volta encolhe e a roupa colada ao corpo torna a sensação ainda mais intensa e impiedosa. O tempo, esse, dilata-se de tal forma que alguns segundos parecem horas e os minutos… Esses, parecem tornar-se dias completos.
A alguns quilómetros daqui. Bem!… Mais que alguns quilómetros… Mas não tão tão longe assim, ardem florestas e perdem-se colheitas, morre o gado e apagam-se da memória, as casas, quintas e gentes de povoações antigas, nas cinzas que sobram de todo aquele braseiro do inferno. Desaparecem também com elas os habitats naturais de inúmeras espécies animais selvagens (algumas já em perigo de extinção). Perde-se a biodiversidade.
Do outro lado (ou devo dizer por todo o lado?), as inundações, as pragas e doenças, a fome e a guerra, ensombram a nossa própria existência. Ainda assim… Curvado sobre si próprio, de umbigo gordo e farto (a quem o tem farto), o Homem, ignora todos os sinais. <<Já não existe céu nem inferno, nem Deus nem o Diabo, Capitalismo ou Comunismo… Sem rei nem roque, assim seguimos, nós, como cordeiros conduzidos por leões.>>
.
Ok! Já ficou pesado demais, até para o meu gosto. Mas sem este contexto, o tributo (ainda que pequeno na expressão e alcance) que pretendo fazer a quem garantiu a minha oportunidade de ver de perto e fotografar um magnífico Gorila da Montanha, ficaria desprovido da grandiosidade do sentimento que me preenche.

O belo e trágico de mãos dadas. Uma vida pela vida animal.

Ainda que perdidos neste lamaçal imundo, alguns de nós, são capazes de se superar a si próprio, de superar os outros e toda e qualquer adversidade, para que outros de nós, como nós, parecidos com nós, possam um dia conhecer de perto as mais belas e exóticas criaturas do mundo animal. Dian Fossey, foi um destes exemplos. Diria:- O exemplo. A sua vida inspirou e ainda inspira novos e velhos e a sua história percorre o mundo em revoluções de motum continuum. O seu trabalho em prol da Protecção do Gorila das Montanhas (no Ruanda) e em prol da preservação do seu habitat natural, lograram-lhe a perda da própria vida. Uma perda dura para nós (humanidade), mas mais dura ainda para as simpáticas criaturas com que tinha a oportunidade de travar cumplicidades todos os dias.

Diz o povo que <<não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera>>. Verdade! Mas não é menos verdade que foi a notícia da morte desta andorinha que lançou no mundo a redescoberta do mundo animal em perigo de extinção e a consciência de que “não há limites” para o que podemos fazer em prol desta causa.

Andorinha assim, não morre. Permanece em nós. Permanece em mim.
.

A Foto do gorila das montanhas – O Pensador – O Golias.

De olhos cor de mel, olhar meigo mas meio perdido, distante, permanecia em pouse típica de quem reflecte na sua própria existência. Aborrecido? Talvez… As crianças (e não só) que por ali andavam em seu redor, estavam em grande algazarra. Na maioria dos casos tratava-se da euforia própria de quem nunca esteve tão perto de tão majestoso animal. Outros?! Nem por isso. Puro desrespeito e cobardia.

[18:00 – novidade de 07Agosto2010- uma por dia, durante 365 dias]

____

AlfonsoPaz,
Fotografia Animal e a Preservação\Conservação da Natureza- Uma modesta contribuição
[Animais Fotos | Fotos de Animais Selvagens]
Primatas no Portfolio do Animais Fotos - Thumbnail Poderá aceder ao Portfolio de Primatas no Animais Fotos através da imagem à esquerda

1. Cada uma das imagens em thumbnail, pode ser visualizada em tamanho grande, foto a foto, ou em modo slideshow.

2. A referência por debaixo das fotos, permite aceder a conteúdos integrais de cada Post (mais fotografias, textos e imagens).

2 Responses

  1. CarlosCC says:

    Gosto!

Deixe um Comentário

Leave a Reply

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!