Blog
Tigres ou Papel Higiénico? – A Iniciativa WWF e a Colaboração MapHook
28th Mar 2012Posted in: Blog 0

Tigres ou Papel Higiénico? – A Iniciativa WWF e a Colaboração MapHook

Tigres ou papel higiénico? O que é que uma coisa tem a ver com outra? …Chegaremos lá… Imagem thumbnail da campanha - Tigres ou Papel Higiénico

Num outro artigo do animaisfotos, algumas das relações de causa  e efeito que contribuem para o desaparecimento da vida animal selvagem dos seus habitats naturais já foi abordado, ainda que cada aspecto em particular não tenha tido a profundidade que lhe é merecida. De entre muitas, destacam-se, por motivos óbvios, o comércio das peles dos animais para adornos, o desmembramento dos animais para a venda de pseudo medicamentos, usados nas pseudo medicinas tradicionais, e por aí fora.

 A proposta neste artigo é a de abordarmos em maior profundidade uma das principais causas do desaparecimento dos animais selvagens em Indonésia (Sumatra e ilhas adjacentes).

Pata de Tigre Vermelha - imagem thumbnail O Problema: desflorestação do habitat dos animais selvagens de Sumatra.  Consequência: Extinção das espécies animais mais ameaçadas, como são exemplo, o Tigre de Sumatra, o Orangotango de Sumatra, Rinoceronte de Sumatra, entre muitas outras.

Mas a proposta aqui é a de irmos mais longe… Buscarmos as causas e identificarmos o que é que o cidadão comum pode fazer para ajudar a salvar o planeta.

Pata de Tigre VerdeVivo - imagem thumbnail

No espírito do próprio site animaisfotos <<para que todos e cada um de nós, se possa lembrar, em cada dia, que cada um de nós pode fazer a diferença>>, a pergunta que se impõe é: Então e o que eu posso fazer, na minha muito limitada esfera de influência? Chegaremos lá…

Botão de Inscrição no MappHook - Campanha da WWF

O anunciado Fim – do Mundo Animal -

Numa sociedade “governada” unicamente pelas leis da oferta e procura, puramente mercantil, descaracterizada, despersonalizada e exclusivamente assente no princípio material do mundo que nos rodeia, condena-se a si própria à extinção. A verdadeira utupia seria a de acreditarmos em um resultado diferente. Nós somos uns animais muitos especiais, de facto… Temos a sublime capacidade de prever e projectar o futuro e de explorar as fronteiras do desconhecido. Essa habilidade já permite-nos, hoje, compreender que o uso que estamos a dar ao nosso planeta irá inevitavelmente redundar no esgotamento dos recursos naturais e na transformação deste belo globo azul num imenso deserto, triste e solitário. Pois bem… Então e o que escolhemos? Nada! Deixamos aos outros as nossas escolhas! Mas pode ser diferente…

 Na sua Origem – do Papel aos Tigres de Sumatra -

Com o crescimento exponencial da população mundial, cresce, na mesma medida, a demanda pela matéria prima. Ainda que já se comecem a ouvir os ecos da reutilização, reaproveitamento e reciclagem dos “desperdícios”, bem como da melhor utilização dos recursos naturais disponíveis, o facto, é que a procura desenfreada de novas áreas para exploração pela industria da madeira parece não cessar e os critérios de escolha, dessas mesmas áreas, cada vez mais alargados. Algumas das mais belas e vastas florestas tropicais estão a desaparecer a um ritmo nunca antes visto… Na indonésia, o desaparecimento da floresta traduz-se, directa e inevitavelmente, no desaparecimento do Tigre de Sumatra. Um dos produtos finais do abate de árvores (de florestas inteiras) e daí o nome deste artigo, que no fundo reflecte o binómio, expresso numa campanha mais alargada (a nível mundial), é o papel higiénico.

A extinção – Quem, com ferros, mata… -

Por esta altura já percebemos a relação entre os tigres e o papel higiénico. Mas… e então?

Quando nos associamos a esta campanha, não esperamos, por motivos óbvios, desincentivar hábitos higiénicos essenciais. Não se espera que passemos a usar métodos menos convencionais. Mas, se a industria tem ao dispor outros alternativas para a produção do papel, sem que estas impliquem o abate de árvores, em zonas de grande importância para a vida animal selvagem no nosso planeta, que o façam! O que está em causa é a sobrevivência das espécies e em última instância, a nossa própria existência.

 

Quais são as soluções? – Como ajudar a salvar os animais selvagens em perigo de extinção? -

Substituição

Sem pensar muito no assunto, somos levados a acreditar que a substituição do papel higiénico poderia representar uma potencial solução, mas bem vistas as coisas, só estaríamos a adiar o problema ou a substituí-lo por outro, eventualmente, maior. Ainda que conceptualmente a solução possa estar aqui, ainda estamos longe de uma resolução definitiva, por esta via.

Consumo

Racionalizar o uso do papel, através da educação das gerações esclarecidas e sensibilizadas para as questões ambientais é o melhor dos princípios. Mas, ainda que pudessemos estar mais perto dessa tão pretendida realidade, quando se trata da higiéne pessoal, o problema ganha outros contornos…

Activismo (puro e duro)

-Promover, ajudar a promover e participar activamente em  campanhas que visam a conservação das florestas e a defesa do habitat natural das espécies animais mais ameaçadas, representa por si só um grande avanço civilizacional, mas não parece ser o suficiente. Quase sem excepções, é necessária uma disponibilidade de tempo e dinheiro, ao alcance de muito poucas pessoas. Este investimento pessoal numa causa, ainda que nobre e heróico, tem um preço muito elevado. Entre outras perdas, a mais pesada poderá ser a social ou familiar. É certo que sem sangue não há glória, mas viver para lutar mais um dia, é talvez mais acertado.

Activismo nas redes sociais

O valor acrescentado aqui será, pouco mais, que o da consciencialização para as causas ambientais e causas dos animais. Não me parece muito consequente. Ainda que participe activamente nestas, com os habituais gestos de “like”, não vai muito para além disto. É certo que em algumas causas, o click se traduz numa participação monetária e esse facto também é de relevar, mas… Parece-me um processo com pouca participação por parte do cidadão anónimo.

Regressando à “A Origem”

A questão colocada lá atrás, mantem-se em aberto:  Então e o que posso eu posso fazer, na minha muito limitada esfera de influência?

Depois de tomar conhecimento com o Projecto “Tigres ou Papel Higiénico” na WWF, e após ver a forma brilhante como a ideia foi posta em prática (no terreno) pela MapHook, a resposta tornou-se evidente.

Quebrar a cadeia da “Oferta e da Procura”, por uma acção directa e consciente na escolha dos produtos que adquirimos para as nossas casas, será, de longe, e até à data, a melhor das contribuições que cada um de nós (qualquer um de nós) pode dar para ajudar a salvar o planeta.

A premissa é, obviamente, a de não comprar produtos cuja matéria prima seja proveniente de áreas protegidas de Sumatra. Como é que posso saber quem vende tais produtos e onde estão à venda? Mas como é que as identifico? Como é que sei quem são? Umas das empresas  em causa, está citada no próprio site da WWF, mas não ficamos por aqui…

 A tarefa de identificação é simples e colaborativa. Qualquer um pode participar, em qualquer parte do mundo, a qualquer momento.  Como?

Botão de acesso à informação na WWF - Campanha Tigres ou Papel Higiénico

Inscreva-se na MapHook e ao participar está a ajudar a salvar a floresta do Tigre de Sumatra.

Após a inscrição no Site MapHook…

1- Se encontrar os Produtos em causa, à venda, tire uma foto com o seu iphone e será redireccionado para o site, onde pode marcar o local onde os encontrou.

  • [Main Category: WWF \ Sub-category: Tigers or Toilet Paper]

2- Ainda que não tenha qualquer tipo de smartphone, pode participar activamente no projecto. Basta entrar no site e marcar no mapa o local de venda dos produtos em causa

  • [Main Category: WWF \ Sub-category: Tigers or Toilet Paper]

3. Simples?

4. Só isto?

5. Sim! O que espera para dar o seu contributo em prol deste nosso Mundo Animal?

Inscreva-se e participe. A Natureza agradece. Os Tigres de Sumatra agradecem.

Botão de Inscrição no MappHook - Campanha da WWF

 

- Referências Úteis -

WWF (World Wildlife Fund) – Does Your TP Cause Rain Forest Destruction?MapHook – Procura alguma coisa? Encontra no MapHook. (pesquise, marque, partilhe)MapHook – Blog do MapHook

- Special Thanks and Credits -

Imagem do Rolo de Papel Higiénico usada no artigo proveniente da WikimediaCommons em Toiletpaperwhitebg

.

____

AlfonsoPaz,
Fotografia Animal e a Preservação|Conservação da Natureza- Uma modesta contribuição
[Animais Fotos | Mundo Animal | Animais Selvagens]

Deixe um Comentário

Leave a Reply

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!