Blog
Urso Castanho | Urso Pardo – Fotos de Animais Selvagens
7th Mar 2011Posted in: Blog, Portfolio, Ursos 0

Urso Castanho | Urso Pardo – Fotos de Animais Selvagens

Urso Pardo ou Urso Castanho
[Ursus arctos]

Urso Castanho - Fotos Mundo Animal - uma de trêsUrso Castanho - Fotos Mundo Animal - duas de trêsUrso Castanho - Fotos Mundo Animal - três de três

O urso castanho, também apelidado de urso pardo, em estado selvagem, é um autêntico colosso. Não sendo um especialista na matéria e após uma pequena pesquisa, acabei por descobrir que existe um parente próximo, que até é mais conhecido, para além de mal afamado. Estou a falar, obviamente, do Grizzly Bear. O nome cientifico do Urso-castanho aqui fotografado é “Ursus arctos”, e curiosamente acabei por descobrir que o nome cientifico do urso Grizzly é “Ursus arctos horribilis“. Este último, preenche o imaginário de inúmeros contos lendas e mitos em todo o mundo e esta diferenciação no nome cientifico traduz uma visão, que na opinião dos entendidos, não corresponde à realidade. Enfim, muito mais se poderia explorar sobre este tema, mas não foi esse o propósito desta selecção de fotos de animais selvagens. Esta introdução constitui uma mera partilha de uma curiosidade do mundo animal…

O mérito desta sequência de fotos de ursos em luta é todo da máquina fotográfica. No recanto dos ursos do Jardim Zoológico de Lisboa, não existe visibilidade directa para o fosso sem que o vidro espesso fique na frente (compreensível). Ontem “arrisquei” e pelos vistos valeu a pena.

Os dois jovens ursos foram a banhos. Cada um para seu lado, entretinham-se a mordiscar e arranhar, pneus e barris que boiavam naquela sopa. Quando o tédio se parecia ter instalado,  e eu estava quase para desistir da fotografia, resolveram envolver-se em brincadeiras. Estas “lutas” de animais selvagens, só muito raramente, não resultam em belas fotos, mas aquele vidro (reflexos e sujidade) não dá sequer para sonhar. Mesmo através dos vidros, não era fácil perceber o que se passava lá em baixo, mas pelos gritos e urros a coisa estava animada…

Sem perder tempo, peguei na máquina fotográfica e passei-a por cima dos vidros. Arrisquei: -Tentei adivinhar o sitio onde se encontravam e click’ei freneticamente. Claro que tinha preparado alguns settings da máquina para o pior cenário, mas sem ver o que fotografava, não tinha a menor das esperanças de tirar uma foto animal decente… Nunca tinha experimentado esta técnica, mas confesso que irei repetir mais vezes. Neste tipo de técnica, o que dá mais gozo é o depois. Tentar adivinhar, pela sequência de fotos, a história que se desenrolava entre estes dois ursos castanhos, foi uma delícia mas também um verdadeiro desafio. Espero que gostem.

Para quem gosta de comentar e deixar a sua marca, fico a aguardar a vossa apreciação do que se poderá ter passado no fosso do Urso Castanho. Todos os comentários e críticas são bem vindos.

Partilhar este link é também uma forma de ajudar o animaisfotos. Muito grato!

__

Mamíferos Ferozes do Zoo de Lisboa – Fotos de Animais Selvagens  | Fotos do Mundo Animal

[wp_geo_map]

AlfonsoPaz,

Fotografia Animal e a Preservação|Conservação da Natureza- Uma modesta contribuição
[Animais Fotos | Mundo Animal | Animais Selvagens]

Deixe um Comentário

Leave a Reply

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!