Blog
Zebras – Fotos do Mundo Animal – Imagens de África
23rd Mar 2011Posted in: Blog, Portfolio, Zebras 0

Zebras – Fotos do Mundo Animal – Imagens de África

Zebra de Grevy
[Equus grevyi]

Thumbnail de acesso ao Portfolio de Animais Fotos - Zebras

Zebras no Portfolio

Não há duas iguais. As crias da zebra (eterna presa), com apenas algumas horas de vida, já distinguem a progenitora pelas riscas e já acompanham a manada, a grande galope. Na savana, não há tempo a perder, e a natureza, nestas paragens, pode ser implacável com os animais mais frágeis e indefesos. Em cativeiro, porém, as crias gozam de uma liberdade e de um à vontade que lhes permite darem-se a brincadeiras, sem fim e sem sobre-saltos, com a progenitora. Mesmo sendo parte da família dos cavalos, as zebras não se confundem, nem se misturam com os demais. Em África, viajam em grandes grupos em busca das pastagens mais verdes do momento. A migração das grandes manadas de zebras, acompanha, como seria de esperar e assim é com inúmeras espécies do mundo animal, o movimento das estações do ano. É a sobrevivência, a ditar a lei… Em cativeiro, ainda que com espaço suficiente para pequenas corridas, o regime é: cama, comida e roupa lavada. Com as condições adequadas a esperança média de vida destes animais selvagens é muito superior ao que acontece em liberdade. Esse facto, por si só, é revelador de um cuidado e de uma preocupação com a conservação das espécies, mas é ao mesmo um veiculo para uma divulgação e sensibilização, mais alargada, para a causa da preservação e protecção da vida animal selvagem.

Esta foto é o resultado de um desses momentos de brincadeiras entre cria e progenitora, no zoo de Lisboa. O que mais me despertou a atenção, nesta foto, foi a diferença de coloração entre estas zebras. É uma estratégia antiga. A cria, ainda jovem e mais indefesa, veste-se das cores da própria savana e nas primeiras horas de vida, o odor corporal é praticamente imperceptível. Sempre debaixo das saias da mãe este pequenote procurava saltar para o dorso da zebra adulta.

Momentos de pura diversão no AnimaisFotos, para regozijo de todos. Espero que seja do vosso agrado… Os vossos comentários, críticas e em especial Partilha, serão muito bem acolhidos.

Fotos do Mundo Animal no Jardim Zoológico de Lisboa – África, aqui tão perto…

[wp_geo_map]

____

AlfonsoPaz,
Fotografia Animal e a Preservação|Conservação da Natureza- Uma modesta contribuição
[Animais Fotos | Mundo Animal | Animais Selvagens]

Deixe um Comentário

Leave a Reply

Valid XHTML 1.0 Strict CSS válido!